Quadro Monetário
Definição do quadro monetário
Um conselho monetário é um emissor central de notas e moedas para a moeda de determinado país. É diferenciado de um banco central na medida em que não concede empréstimos nem define a política monetária; Tipicamente a moeda é amarrada ou atrelada a uma moeda âncora estrangeira, na maioria das vezes o dólar americano, libra esterlina, ou o Euro. Uma vez que o currency board garante que a moeda é mantida estreitamente alinhada com a moeda âncora, as taxas de juros e inflação tendem a espelhar as condições da economia externa à qual a moeda nacional está vinculada. O regime de divisas é baseado numa taxa de câmbio fixa. Isto proporciona um nível de segurança para a moeda nacional, mas cria uma situação financeira estreitamente ligada às condições presentes no país da moeda de âncora a qualquer momento. As moedas estavam originalmente ligadas ao valor do ouro ou da prata; Esta era a forma original da placa da moeda corrente na existência.
Atividades do currency board
Como a moeda nacional está vinculada a uma moeda estrangeira, a diretoria monetária é responsável por manter reservas suficientes da moeda-âncora para cobrir a quantidade de moeda nacional em circulação. Essas reservas geralmente consistem em títulos e valores mobiliários em quantidade suficiente para cobrir a moeda em circulação, com um pequeno montante adicional como margem de segurança. Nesses sistemas, o conselho também atua como uma agência de câmbio. Convertendo dinheiro doméstico na moeda âncora e de volta novamente.
Sistemas de cartões de moeda
Alguns quadros de moeda são emparelhados com um banco central, que serve como o credor de último recurso para os bancos comerciais, garantindo seus depósitos e definir a política monetária, liberando diferentes quantidades de moeda para circular pelo sistema. No entanto, a forma tradicional de quadros de moeda não permite este nível de política monetária; Em vez disso, a estabilidade financeira do sistema está diretamente ligada à moeda âncora. Em alguns casos, isso produz uma moeda doméstica mais confiável, mas pode produzir instabilidade se a moeda âncora desenvolve dificuldades ou se torna vítima de influências inflacionárias.
Arranjos de câmbio atuais
O sistema de tabuleiro de moeda primária em uso hoje é o de Hong Kong; A Autoridade Monetária de Hong Kong supervisiona o acordo, que usa o dólar dos EUA como sua moeda âncora. Outros países que utilizam um acordo de caixa de câmbio incluem a Bulgária, Estônia e Lituânia. A Argentina abandonou seu sistema de câmbio em 2002 devido a uma severa recessão; Alguns analistas acreditam que o fracasso do conselho monetário da Argentina foi o resultado de irregularidades na forma como foi administrado em vez de uma falha do sistema em si.
No comments:
Post a Comment